Vou apenas te dar algumas recomendações de experiências que adquiri através de clientes que entraram em contato comigo para tentar resolver problemas em um site desenvolvido por outra pessoa. Então sempre que entrarem em contato contigo para mexer em site não foi você quem desenvolveu mas sim outra pessoa, siga esses passos:
- sempre, absolutamente sempre faça um backup do site antes de realizar qualquer atualização. Para isso use um plugin que facilite o trabalho na hora de restaurar o site, caso seja necessário (eventualmente você vai precisar). Plugins recomendados nesse artigo; apesar do uso mostrado no artigo ser para migração, todos eles servem também para backup. Ao finalizar o backup do site baixe os arquivos para seu computador por segurança, mas também pode usar serviços de nuvem;
- atualize em grupos e em pequenas quantidade. Não selecione tudo e mande atualziar de uma única vez porque se der algum problema de quebra de layout (não é algo incomum de acontecer) você será obrigada a restaurar o backup pois não saberá qual plugin resultou no erro;
- complementando o item anterior, recomendo seguir a seguinte ordem de atualização e sempre que terminar de atualizar um item, limpe o cache do plugin (se estiver usando um) e faça teste do funcionamento do site em uma janela anônima (cada teste uma janela nova, então terminado um este você fecha a janela anônima para abrir uma nova janela para um novo teste) :
- atualize o Core do Wordpress (ou seja, o próprio Wordpress);
- em seguida atualize o tema;
- então atualize os plugins de maior peso e críticos, como editor, addons do editor e WooCoommerce (se possuir);
- depois atualize plugins de grande importância como segurança e desempenho;
- por fim atualize os demais plugins.
Uma recomendação final é atualizar sempre pequenas quantidades de plugins por vez e nunca selecionar mais do que 3 plugins. Se você fizer dessa forma e ocorrer uma quebra de layout ou qualquer outro problema, poderá descobrir de forma simples qual plugin causou o erro e então resolver, por exemplo fazendo um rollback (desatualizar um plugin, ou seja, voltar a uma versão anterior) e então não precisaria restaurar backup que acaba sendo um procedimento bem mais demorado.