LilianePaixao você pode seguir este tutorial:
https://comunidade.hostnet.com.br/artigos-faq/77-local-wp-um-otimo-servidor-local-para-sites-wordpress-localhost
Uma vez instalado o site (seja em local ou hospedado), o desenvolvimento e uso do Wordpress é exatamente o mesmo.
[EDIT] Como você usa uma distribuição baseada no Debian, baixe o arquivo do tipo .deb e para instalar é só dar dois cliques (ou clicar com o botão direito e usar a opção de abrir com gerenciador de pacotes/Ubuntu software), ele deverá abrir o gerenciador de pacotes, então você clica em instalar e a partir dai é só seguir o instalador.
Se você preferir fazer com as ferramentas nativas de servidor do Linux (a pilha LAMP - não confunda com o Xampp), então recomendo que faça uma busca por “como instalar LAMP ubuntu” ou em inglês terá mais chances de encontrar algo mais completo (“how to install LAMP ubuntu”) ou então por frases similares. A instalação da pilha LAMP depende do Linux utilizado e por isso ficaria inviável fazer um tutorial dedicado para cada distribuição, mas na internet já existem esses tutoriais. Opte por usar um tutorial mais recente porque tem cosias muito antigas nesse sentido e poderá não dar certo com os recursos atuais.
Como eu também uso Linux, no passado já usei a pilha LAMP e vou te adiantar que trabalhar com ela pode não ser das tarefas mais fáceis. A instalação em si não é complicada, mas você terá que dar permissões às pastas, fazer a instalação do site em uma pasta com permissões restritas e por isso provavelmente deverá usar o sudo para copiar as pastas e isso pode não ser uma tarefa muito simples para um iniciante; se tiver um pouco de experiência em Linux talvez não seja difícil, mas se não tiver vai gastar bastante tempo com probleminhas que não terá usando uma solução pronta como o LOCAL WP. Por vezes talvez tenha que reaplicar permissões à pasta de instalação do(s) site(s) de modo recursivo (procedimento chatinho de ser feito), também poderá ter problemas com os permalinks (links permanentes) e para solucionar terá que pesquisar o assunto e modificar alguns arquivos do servidor. Pode ser frustrante se o objetivo for simplicidade e focar totalmente no desenvolvimento dos sites e não em configurar servidor. Recomendo usar o LOCAL WP, irá poupar muito tempo mesmo.