Monique primeiro faça um backup por segurança seja de forma manual ou através de plugins sempre que for fazer qualquer alteração.
Sobre os temas: Com relação aos temas pai e filho, não da para dizer que não usar tema filho está errado, mas tudo depende de como a outra pessoa desenvolveu o site. A função do tema filho é permitira fazer alterações de código no tema, em especial no functions.php e styles.css; contudo, se esses arquivos não foram modificados então não é necessário usar o tema filho. Estou gravando um curso de Elementor Pro (está disponível na Academia Hostnet) e em uma das aulas iniciais comento que não vou usar tema filho justamente porque não farei nenhuma modificação no site à partir dos arquivos do tema (se for necessário vou utilizar um plugin que adiciona códigos no site). Porém, se a pessoa que desenvolveu o site que você vai mexer fez alterações nos arquivos do tema, então você vai ter problemas mesmo que você instale o tema filho porque terá que “transferir” essas alterações para o tema filho e isso pode ser um tanto complicado a depender de como foram feitas as modificações.
Sobre os plugins: a quantidade de plugins utilizadas pelo site vai depender de muitos fatores. A depender de como o site foi desenvolvido você possivelmente não conseguirá reduzir esse número de plugins, em especial se foi feito com esses temas que vem tudo pronto comprados pela Envato por exemplo; esses site já vem com uma quantidade bem grande de plugins e não tem o que ser feito, se desativar algum plugin irá perder funcionalidades no site. Num caso como esse, somente refazendo o site com uma estratégia diferente para cosneguir resolver.
Já peguei sites assim com mais de 60 plugins ativos, enxuguei ao máximo mas não deu para deixar com menos de 38 plugins ativos devido às necessidades da loja. Para reduzir ainda mais eu teria que refazer o site “da maneira certa” porque o cliente usou um desses temas prontos porque não tem conhecimento em desenvolvimento de sites e não sabe extrair o máximo dos editores, ficando refém de coisas prontas; poderia ter feito o exato mesmo layout com pouquíssimos plugins, e depois ainda foram adicionandos mais plugins. Eu não tive muito o que fazer infelizmente, já que o cliente não queria pagar pela reconstrução, e o site ficou ainda com número muito grande de plugins.
Não sei como é seu caso, mas não se frustre caso você não consiga reduzir muito o número de plugins.
