ivan Creio que a simplicidade seja o ponto forte e a razão de eu resolver fazer. Esses outros plugins normalmente vem com muitas coisas junto além de alguns terem limites de conversão no plano gratuito ou coisa assim. Eu só resolvi criar ele depois de testar vários pois ao ver esse problema que relatei procurar um plugin existente que resolvesse isso foi a primeira coisa que eu fiz.
Por exemplo, alguns desses plugins mantém o arquivo original enviado para servi-lo caso o navegador do usuário não suporte webp, mas atualmente a gigante maioria suporta e um dos nossos problemas era justamente o uso de espaço desnecessário então eles não atendiam. Boa parte de tais plugins tem um caráter comercial por trás (o que de forma alguma é um problema), mas por causa disso procuram oferecer mais funcionalidades para te convencer a assinar o serviço deles enquanto eu queria algo mais simplista e direto ao ponto.
No geral, a razão dele existir é: Converter as imagens enviadas para webp e redimensionar caso ultrapassem o limite especificado sem manter a original no servidor para economizar espaço e melhorar a velocidade de carregamento das páginas que usam as imagens. É como se a imagem que você enviou já estivesse em webp e redimensionada desde o inicio.
É um plugin bem simples, leve, que não fica te oferecendo planos para assinar, não limita quantas vezes pode converter imagens nem mantém backup dos arquivos originais para não gastar espaço. Então, como ele estava nos atendendo bem lá na empresa resolvi que seria uma boa publicar pois pode ser útil para mais pessoas.