Usar o novo site da Comunidade Hostnet é algo bem fácil de fazer. Mas existem alguns detalhes que vou mostrar aqui que irão tornar o uso dessa plataforma mais eficaz, acompanhe.
1 - Pesquisar
É muito comum as dúvidas e problemas se repetirem e por isso existe uma chance de alguém já ter feito a mesma pergunta que você pretende fazer, ou então que ao menos seja algo semelhante.
Por exemplo, suponha que você esteja criando um site para uma barbearia ou um salão de beleza e que o seu cliente solicitou que você adicionasse um recurso de agendamento de horários. Este é um tópico frequente e que já rodou no grupo de Facebook diversas vezes e aqui na comunidade também.
Isso significa que se você fizer uma pequena pesquisa antes de fazer a pergunta, vai encontrar algumas respostas. Se as respostas não for exatamente o que você procura, talvez fazer sua pergunta dentro desses tópicos já existentes resolva sua questão e assim não precisaria criar um novo tópico.
Se após pesquisar você julgar que nenhuma das perguntas existentes está em sintonia com a sua dúvida, então nesse caso o ideal seria sim criar um novo tópico.
Como fazer pesquisas na plataforma
Usando o sistema de buscas
No cabeçalho do site existe uma ferramenta de busca bastante eficaz e que funciona obtendo respostas instantaneamente enquanto digitamos, sem a necessidade de apertar o enter ou clicar em pesquisar. Veja no exemplo abaixo que eu comecei a pesquisar por agendamento mas nem concluí a digitação da palavra e ele já encontrou resultados.

Em dispositivos mobile você acessa a pesquisa clicando no ícone de menu mobile:

Como é possível ver nas prints, a busca parcial já seria suficiente para você resolver seu problema, pois o tópico Plugin para agendamento de uma cabeleireira trata exatamente do assunto de agendamentos, mesmo que não seja exatamente sobre barbearia ou salão de beleza.
Usando o filtro de tags (categorias)
Caso você não saiba exatamente quais termos usar na pesquisa, você pode filtrar as publicações por tags (categorias). Basta você, no menu lateral esquerdo, clicar sobre a tag que mas faz sentido para a sua busca e então ir olhando os títulos dos tópicos existentes para verificar se algum deles trata sobre o que você está procurando. Nesse exemplo se clicarmos na tag Wordpress encontramos facilmente o tópico sobre agendamento que está marcado com as tags Wordpress e Criação de sites.

Na versão mobile, no cabeçalho do site clique em todos os posts e depois basta escolher a tag desejada, que neste exemplo é a tag Wordpress.

Verificar nos artigos/faq
A Comunidade Hostnet possui uma seção voltada para artigos diversos e perguntas frequentes. No menu onde são encontradas as categorias você verá um item chamado Artigos/faq e ao clicar nele será redirecionado para uma seção com estilo blog.

Lá existem diversos artigos sobre vários temas e assuntos com suas próprias tags/categorias. Você pode navegar procurando por um artigo do seu interesse ou que tenha relação com sua dúvida e poderá filtrar os assuntos pelas categorias disponíveis.
2 - Entrar em uma conversa
Assim que você realizar a ativação de sua conta clicando no link que foi enviado ao seu e-mail, você poderá criar tópicos ou então entrar em uma conversa em um tópico já existente.
Entrar em uma conversa é uma tarefa bastante simples: você clica sobre o tópico existente que deseja interagir, ele será aberto e você poderá fazer a interação.

Para interagir escolha entre clicar no botão responder, que na versão mobile está disponível ao clicar nos três pontos do cabeçalho, ou rolando até o final da página onde irá ter uma opção de resposta.

3 - Criar uma publicação (post)
Para criar uma publicação é só clicar no botão verde escrito CRIAR UM POST que fica logo acima dos elementos do menu lateral. Na versão mobile o botão é um ícone de um lápis e um papel localizado no canto superior direito, no cabeçalho. Se essa opção não estiver disponível para você é porque seu e-mail ainda não foi validado durante seu cadastro e você deverá procurar na sua caixa de entrada pelo e-mail de ativação..

Ao clicar no botão de criar post, será aberta uma região para inserir as informações do post como tags (categorias), título do post e o conteúdo da publicação. Clique em tags para selecionar as categorias que deseja usar para o post, digite um título (com no máximo 80 caracteres) e depois comece a editar o texto. Ao finalizar a edição basta clicar no botão para criar o post, que na versão mobile é representada pelo ícone de avião de papel no canto superior direito no cabeçalho.

Nos itens a seguir vou mostrar o uso geral do editor de textos, formatar o texto, como adicionar e gerenciar imagens, as diversas formas de inserir links e também como criar listas, mencionar pessoas e adicionar emojis.
4 - Visão geral sobre o editor de textos
Seja para participar de uma conversa ou para criar um novo post, a forma de usar o editor de textos é a mesma. O editor é bastante intuitivo, mas existem alguns detalhes em que é necessário realizar algumas ações para que o texto saia exatamente como desejado.
Os primeiros elementos a conhecer são os ícones do editor. Vajamos o que eles fazem:

Adicionar imagens
Para adicionar uma imagem você pode fazer de três formas:
- clicar no link de gerenciamento de imagem e escolher uma imagem ou clicar em upload para enviar uma;
- clicar no link de upload diretamente para já enviar a imagem;
- ou caso você tenha uma imagem copiada na área de transferência basta pressionar CTRL + V e o sistema irá enviar a imagem automaticamente e adicioná-la na sua publicação.
Ao adicionar uma imagem, ela irá aparecer no editor como um link com um código entre colchetes mas ao publicar o post a imagem irá aparecer normalmente. Veja o exemplo abaixo:

Todas as imagens tem limitação de tamanho de arquivo, por isso não será possível enviar imagens muito grandes ou pesadas ao site. Caso esteja tendo problemas no envio, experimente reduzir a qualidade da imagem ou o tamanho dela para que o arquivo fique menor.
A melhor parte desse sistema de gerenciamento de mídias é que você poderá reutilizar qualquer imagem que tenha enviado, em qualquer publicação e a qualquer momento. Basta clicar no botão de gerenciamento de mídias , escolher a imagem e depois no botão selecionar arquivo.

Perceba na imagem acima que existem alguns ícones sobre as miniaturas das imagens. O ícone do olho irá alterar a visibilidade do arquivo no gerenciador de imagens; a miniatura não será mais mostrada e por isso não conseguirá mais acessar ela por ali, mas caso você tenha colocado essa imagem em algum post, ela ainda continuará sendo exibida normalmente. Já se clicar no ícone da lixeira a imagem será excluída e não poderá mais ser exibida em nenhum post e isso significa que se havia inserido ela em um post anteriormente, ela não será mais exibida nele.
5 - Formatar o texto, adicionar links e criar listas
Formatar o texto
Existem várias opções de formatação do texto:
- P :listará as possíveis tags de html para texto, sendo elas parágrafo (P) e os títulos de H1 até H6;
- B : deixa o texto com negrito;
- I : fará com que o texto fique em itálico
- </> : formata o texto como código. Ele é importante caso você insira na sua publicação qualquer tipo de código, seja em qual linguagem for;
Para formatar um texto você pode selecionar as palavras desejadas usando o mouse ou segurando a tecla SHIFT e usando as setas do teclado. Após fazer a seleção basta clicar sobre a formatação desejada. Para desfazer você pode clicar novamente na opção com a mesma seleção. O comando CTRL+Z, padrão para desfazer também funciona no editor de textos. Como exemplo registrei na print a seguir como eu destaquei a palavra “desfazer”:

Como inserir links
Existem três formas básicas para inserir um link:
- colar o link diretamente no texto da publicação;
- selecionar uma ou mais palavras que deverão conter o link e depois clicar no ícone de link;
- clicar no botão de link para depois inserir o link e outras informações.
A seguir vamos ver qual a diferença existente entre cada uma delas.
Colar o link diretamente no texto da publicação
Essa ação vai resultar na criação de um pequeno banner que irá incorporar informações da página compartilhada (adquiridas pelas configurações de SEO da página que está sendo compartilhada no post) com o título clicável endereçando para o link colado. Vamos a um exemplo onde vou colar link para o site da Hostnet: https://www.hostnet.com.br/
Perceba pela minha print abaixo que na edição do texto aparece apenas o link apontando para o site da Hostnet, mas ao publicar o post o resultado é o banner que mencionei logo acima.

Selecionar uma ou mais palavras que deverão conter o link e depois clicar no ícone de link
Ao selecionar uma ou mais palavras do texto e clicar sobre o ícone de link irá abrir uma caixa para você adicionar o link desejado e o texto de tooltip que será exibido ao passar o mouse sobre o link. Diferente da maneira acima, não será criado um banner mas sim apenas adicionado uma formatação diferenciada nas palavras selecionadas para identificar que está com um link. Vou colocar mais um exemplo com o site da Hostnet e o resultado é o que vocês podem ver aqui; passe o mouse sobre o link para verificar o texto que adicionei.

Clicar no botão de link para depois inserir o link e outras informações
Ao clicar no ícone de link diretamente sem fazer a seleção de nenhum texto, irá abrir uma caixa semelhante a anterior mas com um item a mais para preencher, que é o texto que deverá conter o link. O resultado será idêntico ao anterior e somente a forma de fazer é um pouco diferente.

Inserir um link apenas para visualização no texto
Se você deseja apenas mostrar um link para efeito de exemplo e não direcionar uma pessoa a um site ou página, então você deverá usar a formatação de código. Adicione seu link digitando ou colando no texto, selecione ele e depois clique no ícone de código(</>) e o resultado será este: https://www.hostnet.com.br/
Perceba que o link não é clicável bem como não aparece o banner com as informações do site do link, mas aparece apenas o texto do link. Essa forma de inserir links é bastante útil quando você quer exemplificar como criar ou usar um link; por exemplo em uma publicação sobre o uso de links âncora tive que fazer uso do link dessa forma com o intuito de apenas mostrar como o link deveria ser inserido no menu do site: https://www.seu-dominio.com.br/pagina/#contato
. Se eu tivesse colocado o link de qualquer uma das outras formas eu não teria o resultado esperado.
Criar listas
As listas são muito úteis quando precisamos citar vários elementos, ingredientes, passos, ou uma lista de qualquer coisa de um modo geral. Existem dois tipos de listas possíveis de serem adicionadas nas publicações: listas não ordenadas e as listas ordenadas. Listas não ordenadas são aquelas em que só precisamos saber quais elementos, ingredientes ou itens existem ou precisam ser usados em algo. Por exemplo podemos listar ao acaso cinco dos cursos do Curso em Vídeo e, como a ordem não tem nenhum representação, usamos uma lista não ordenada; para criar é só clicar no ícone de listas não ordenadas e depois digitar os elementos, um em cada linha, ou então digitar todos os elementos separando por linha e depois selecionando todos eles e clicando no ícone de listas:
- PHP;
- Wordpress
- Marketing Digital;
- Python;
- Git e Github.
Por outro lado se a ordem com que os elementos aparecem é necessária e importante, devemos usar as listas ordenadas. A forma de criar é a mesma das listas não ordenadas, devendo apenas clicar no ícone ao lado do que fica nas listas ordenadas:
- primeiro da lista;
- segundo da lista;
- terceiro elemento.

6 - Menções e emojis
Para mencionar um usuário da comunidade é bastante simples e para isso basta você clicar no ícone do arroba e começar a digitar o nome do usuário ou então simplesmente digitar @ e o nome do usuário, depois clicar sobre um dos nomes que aparecer na lista.

Já para adicionar um emoji no texto clique sobre o ícone de emoji e procure pelo desejado na lista. Você também pode filtrar por palavras, mas use sempre termos em inglês como “thumbs” ou “smile” por exemplo.

7 - Salvar tópicos para consultas posteriores
Como existem muitos tópicos no Comunidade, com o tempo é comum algum tópico que possa ter algum relevância para você não ficar mais visível tendo que fazer uma pesquisa para encontrar. Porém, existe a possibilidade de salvar os tópicos desejados para consultar fácil e rapidamente a qualquer momento; para isso abra o post desejado e clique sobre a opção salvar tópico.

Para listar os tópicos salvos acesse o menu principal de navegação do site e vá na opção tópicos salvos. Em seguida serão listados todos os tópicos que você salvou; dessa forma você tem acesso bem rápido às principais publicações de sua preferência.
